domingo, 24 de fevereiro de 2008

As 5 bandas/artistas mais engajadas da música

Nesta lista gostaria de agradecer aos amigos Marcelo Ferrelli, Gaspar Nóbrega e Fernando tecchio que elucidaram dúvidas e deram opiniões reticentes, facilitando muito minhas escolhas...

1- Rage Against the Machine - Foi uma das mais polêmicas e influentes bandas dos anos 90. Demonstravam, através de letras e atitudes, sua revolta e luta por ideais políticos. Lutaram contra a censura, em favor da liberdade e em prol dos menos favorecidos. Em 1992, quando lançaram seu primeiro álbum, já tiveram problemas com censura. Tudo por causa da música "Killing in the name", um protesto contra o militarismo norte-americano. Os Rage Against The Machine foram censurados e proibidos de realizar concertos em muitos estados daquele país. Ironicamente, a censura só fez a banda crescer. Em 1993, realizaram espectáculos em beneficência da Anti-Nazi League (Liga Anti-Nazista) e da Rock for Choice. No Lollapalooza III, na Califórnia, os Rage Against The Machine foram ao palco mas não tocaram. Fizeram apenas um protesto anti-censura contra a PMRC (Parents Music Resource Center), no qual cada membro da banda ficou de pé, nu, durante cerca de 15 minutos, cada um com uma fita preta na boca e com as letras P (Tim), M (Zack), R (Brad), e C (Tom) escritas no peito. Eles afirmaram: "Se não agirmos contra a censura, não teremos direito a ver mais bandas como os Rage!". Em 1996 lançam o álbum Evil Empire, que critíca, entre outras coisas, o governo de Ronald Reagan e a Guerra Fria. Em 1998 fizeram um concerto em beneficência de Mumia Abu-Jamal, jornalista e radialista negro que foi condenado a morte por, supostamente, matar um policial que espancava seu irmão, no início dos anos 80. No mesmo ano em Genebra, na Suíça, fizeram um protesto contra as Nações Unidas e contra a Pena de Morte nos EUA. Para finalizar, em Woodstock, em 1999, queimaram a bandeira americana no palco enquanto tocavam Killing In The Name. Dá para tirar o primeiro lugar desta banda?

2- John Lennon - Foi um dos maiores compositores da história do Rock. Inteligente e sarcástico, foi o artista que mais lutou pela paz no mundo, sempre ao lado de sua fiel escudeira Yoko Ono (putz!). Os dois protestaram juntos contra a guerra do Vietnã. Em sua lua-de-mel promoveram o famoso "bed-in for Peace", uma espécie de conferência para imprensa em favor da paz, realizado em uma cama de hotel em Amsterdã, na Holanda. Meses depois repetiram a dose, dessa vez em Montreal, no Canadá, onde gravaram a canção "Give peace a chance", que se tornou um dos hinos em favor da paz. Em outra atitude por esse ideal Lennon devolveu seu MBE (Membro do Império Britânico) que ele havia recebido da rainha Elizabeth II, em protesto contra o envolvimento britânico na guerra do Biafra, na Nigéria, e contra o apoio dado aos Estados Unidos à guerra do Vietnã. Em 1971 lançou o álbum Imagine. A música que cede título ao disco se tornou posteriormente o verdadeiro hino à paz no mundo. Quando se mudou para New York criticou abertamente o presidente Nixon, e chegou a ser investigado pelo FBI. Para finalizar ainda compôs musicas contra o racismo. Um cara que lutou tanto pela paz não poderia ficar de fora desta lista.

3- Midnight Oil - O próprio nome da banda é um protesto contra corporações petrolíferas. Durante toda a sua carreira lançaram músicas protestando contra as mortes na Segunda Guerra Mundial (Forgotten Years), perseguição aos Aborígenes (The Dead Heart), a degradação das florestas australianas e a própria destruição do mundo (Beds are Burning). Em 1989 realizaram um show surpresa em New York, contra a Exxon, cantando dentro da caçamba de um caminhão, em frente à sede da empresa. Isto aconteceu quando souberam que um petroleiro da empresa bateu num iceberg, deixando vazar 10 milhões de litros do produto nas águas do Alaska. Foi o maior acidente ecológico de que se tem notícia. Este protesto atraiu a atenção mundial para a causa e, conseqüentemente, foi lançado um documentário chamado "Black Rain Falls", gerando fundos para o Greenpeace. Além disso também realizaram shows e turnês defendendo os Aborígenes (Black Fellas, White Fellas). Na música "Truganini" fazem um tributo para a última Aborigene da Tasmânia, que foi presa numa corrente e posta como ítem vivo de museu. Ela morreu após uma greve de fome no começo do século XX. Na música US Forces fazem um protesto contra o exército americano e a CIA. E para terminar, este ano o ex-líder da banda, Peter Garrett, assumiu o ministério do Meio Ambiente da Austrália. E tudo isso sem nenhum pedantismo.

4- U2 - Muita gente diz que os discursos de Bono Vox durante toda sua carreira são uma jogada de marketing pessoal. Verdade ou não, suas mensagens são bonitas e devem ser observadas como uma coisa positiva. Durante toda sua carreira, essa banda irlandesa se dedicou a escrever músicas de protesto, desenvolvendo projetos contra o aparthaid na África do Sul, a luta contra a fome no continente africano e o trabalho infantil. Vamos a alguns exemplos:
- Sunday Bloody Sunday - uma das músicas mais famosas da banda conta a história do 1º Batalhão do Regimento de Paraquedistas do exército Inglês destacado em Derry, na Irlanda do Norte, que disparou sobre 26 manifestantes que participavam de uma marcha organizada pela Associação dos Direitos Humanos da Irlanda do Norte. Esse dia foi conhecido como domingo sangrento.
- Pride (In the name of love) - Música dedicada a Martin Luther King, pastor líder do movimento pela igualdade racial que foi assassinado em Memphis no dia 4 de abril de 1968.
- Silver and Gold - música que conta a história de um negro que é obrigado a viver sob o Aphartaid na Africa do Sul.
Falsas ou não as mensagens estão aí.

5- Bob Marley - Sua história é interessante. Esse jamaicano nasceu em Trench Town (ou Cidade do Esgoto), assim chamada por ter sido construída sobre as valas que drenavam os dejetos da parte antiga de Kingstow. Marley era considerado a voz dos oprimidos e lutava por um mundo de justiça e direitos iguais. Além disso, Bob Marley foi considerado pela revista TIME como a personalidade mais influente do século passado. A mesma revista ainda premiou o disco Exodus de Bob Marley como o melhor álbum do século XX. Foi o responsável por difundir a religião Rastafari para o mundo. Em 1980 lançou o disco Uprisin, um álbum religioso que apresentou Redemption Song, a música mais introspectiva e libertadora de toda sua carreira. Depois de sua morte em 1981 sua fama só aumentou. Seus pensamentos de paz, liberdade e religiosidade são seguidos por milhões de pessoas em volta do mundo.

2 comentários:

Arqueólogos do Desconhecido disse...

Muito boa lista, mas eu ainda acho que falta Bob Dylan... rs
Abração

Juliana O. disse...

E cade as bandas e cantores brazucas???