sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

As cinco bandas/artistas mais importantes do rock

Logicamente este é um tema que pode gerar contradições. Como podemos escolher apenas cinco entre tantas importantes no mundo do rock? Pensamos muito nisso e resolvemos colocar as bandas/artistas que mudaram, em algum momento, o rumo desse estilo. Por isso deixamos algumas grandes bandas e artistas de fora, mas achamos que o resultado final foi bem justo. Agradeço muito a ajuda de Fernando Tecchio, que corrigiu meu texto e escreveu o do Ramones.




1- Elvis Presley – apesar de não ter sido o primeiro a estourar nas rádios da época (foi Bill Haley com a música Rock around the clock) não há como tirar a primeira posição dele. Sempre desafiando os pudicos da época com seu rebolado, com uma voz excepcional e sempre cercado de bons músicos, ajudou a eternizar o Rock and Roll.





2- Beatles – tornaram o Rock um ritmo Pop. A banda foi uma unanimidade na década de 60 e inovou o estilo musical. Foram os primeiros a fazer um disco em que as músicas se interligavam e contavam uma história (o lendário Sgt. Peppers). Criaram o videoclipe e inovaram com o primeiro solo de bateria em estúdio (no álbum Rubber Soul). Não poderiam ficar de fora da lista.





3- Jimi Hendrix – Ele foi, sem dúvida, o mais inovador de todos. Extremamente técnico e com uma presença de palco incrível. Além de tudo, sempre foi um estudioso do rock. Ajudou a difundir os pedais de distorção e o wha-wha. Foi um dos primeiros a utilizar a gravação estéreo em quatro canais (em Crosstown Traffic). E olha que ele morreu com 28 anos. Imaginem a contribuição que ele poderia ter dado para o rock se tivesse vivido mais...





3- Ramones - Alguém aí já ouviu falar de Green Day? Ou Fugazi? Ratos de Porão? Pois é, vocês só conhecem essas bandas pq um dia, nossos amigos Joey, Deedee e Johny resolveram tocar um som bastante simples, mas completamente diferente de tudo o que já se tinha escutado antes. Ainda que muitos encontrem em Nevermind the Bulocks, obra-prima do Sex Pistols, mais pitadas de rebeldia e experimentacão, foram os Ramones aqueles que tornaram o estilo acessível a tribos tão diferentes como patricinhas e headbangers. Sim, pois até eles acham Ramones geniais...
One, two, three, four...



5- Dick Dale – Inventou o Surf Music e é considerado o pai do Heavy Metal. Não tinha como ficar de fora desta lista. Canhoto, assim como Jimi Hendrix, tocava com as cordas invertidas, criando novas escalas. Sua forma estridente de tocar a guitarra lhe rendeu o título de pai do Heavy Metal.






Menções Honrosas

É claro que cinco é um número muito pequeno, pois muitas outras bandas e músicos mereciam um lugar nesta lista. Por isso a menção honrosa. A banda Screaming Trees merece uma menção. Foi que deu início ao movimento Grunge de Seattle. Rolling Stones com toda certeza, também. Criaram o estereótipo de “Bad Boys”, uma espécie de Beatles às avessas. The Who, que para muitos eram mais competentes que os próprios Beatles; Pink Floyd, Led Zeppelin, Sex Pistols e Black Sabbath ganham também menções honrosas.

3 comentários:

Arqueólogos do Desconhecido disse...

Aeeeeee, bro!!
Bem-vindo ao mundos dos blogs!!!
É viciante, vc verá!

Abs,
Fernando

Unknown disse...

Cara vc é louco..... como assim o Rolling Stones não esta entre as cincos mais importantes..... Sandice.

Unknown disse...

vc repetiu 2 vezes o 3
e vey,como o Led zeppelin não tá aí?
E o guns?
sei lá se tem mta importancia
mas deviam estar ._.'
tenso