segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Os 5 melhores bateristas do Rock

A lista dos caras que sempre mandaram muito bem na parte de trás do palco... naquele lugar mais escondido, mas com certeza importantíssimo. O que seria de The Who sem a energia de Keith Moon? Os gritos e solos de Robert Plant e Jimmy Page seriam o suficiente sem as pesadas batidas de Bohan? Sinceramente, uma banda com uma bateria bem conduzida fica bem mais gostosa de ouvir. Só uma nota antes de começar: Todos da minha lista e mais uma pancada de bateras modernos se inspiraram em Buddy Rich, uma espécie de mago do instrumento. Ele só não entrou em primeiro aqui porque tocava Jazz, mas com certeza é o mais importante baterista da música. Agora sim, vamos à lista.

1- Keith Moon (The Who) – É considerado o baterista mais revolucionário do Rock. Neil Peart e John Bohan (que também estão na lista) o apontam como uma influência. Podemos até dizer que Moon estava à frente de seu tempo. Tinha uma maneira insana de tocar bateria e uma energia que empolgava quem quer que o visse tocando. Era tão louco nas baterias como em sua vida particular. Ficou conhecido por destruir quartos de hotéis e até mesmo sua casa. Costumava jogar sofás, cadeiras e até televisões das janelas dos hotéis. Mas sua brincadeira favorita era com fogos de artifícios, que costumava colocar dentro da bateria em shows e no próprio banheiro. Há ainda uma lenda que diz que em seu aniversário de vinte e um anos jogou seu carro dentro da piscina, causando danos de 50 mil dólares. Em 1966, Keith juntou-se ao guitarrista Jeff Beck do Yardbirds e com Jimmy Page e John Paul Jones (que formariam depois o Led Zeppelin) para gravar "Beck's Bolero", lançada no final daquele ano. Keith Moon morreu no dia 7 de setembro de 1978, em conseqüência de uma overdose do medicamento que ele estava usando em seu tratamento contra o alcoolismo. O laudo médico apontou a existência de 32 pílulas do remédio em seu organismo. Uma curiosidade: Keith Moon morreu no mesmo apartamento em que Mama Cash (Mamas and The Papas) faleceu quatro anos antes. Por ter sido uma influência a outros ótimos bateristas Keith Moon fica na primeira posição da lista.

2- Neil Peart (Rush) – Fez história na bateria de sua banda canadense. Suas influências vêm desde Keith Moon até Buddy Rich, considerado o melhor baterista de jazz da história. Com uma velocidade espantosa e técnica, acabou criando um estilo próprio que virou influência para praticamente todos os bateristas do Rock que vieram depois dele. É o baterista mais premiado da história. Vale a pena acompanhar o trabalho do cara...


3- John Bohan (Led Zeppelin) - Bonham usava as baquetas mais pesadas e mais compridas disponíveis, a que ele chamava “árvores”. Seu estilo pesado de tocar influenciou bateristas de bandas Hard Rock e Heavy Metal. Os seus solos de bateria, primeiro em “Pat’s delight” e depois em “Moby Dick”, eram extremamente longos. Bonham usava inclusive as mãosem alguns solos, obtendo assim um som bem diferenciado dos demais. Bohan morreu no dia 24 de setembro de 1980 durante uma turnê nos EUA. Após tomar 40 doses de vodka, Bohan adormeceu e foi levado para cama por seus companheiros de banda. Foi encontrado morto na manhã seguinte por Benji LeFevre.


4- Mitch Mitchell (Jimi Hendrix Experience) – Foi o criador do estilo Fusion, que consiste na mistura de ritmos dentro de uma mesma música. Tinha suas raízes no jazz e fez história ao lado de Jimi Hendrix, com quem tocou entre 1966 e 1969. Era um baterista super dinâmico, rápido e criativo. Quem já ouviu "Manic Depression", "Voodoo Child (Slight Return)", "Fire" and "Third Stone from the Sun" sabe porque o cara entrou na minha lista. Mitchell foi o maior colaborador de Jimi Hendrix durante sua carreira. Tinha carta branca para criar em cima das composições de Hendrix.

5- Carter Beauford (Dave Matthews Band) – O menos veloz dos cinco da minha lista, porém é o mais completo. Carter mistura vários estilos de percursão, além de realizar complexos padrões ritmicos. Tudo isso com uma precisão impressionante. Tocou profissionalmente pela primeira vez com apenas 9 anos. Hoje é o mais conceituado baterista do Rock segundo especialistas. Assim como a maioria dos bateristas, sua maior influência vem de Buddy Rich. Quem não conhece o trabalho dele, vale a pena dar uma olhada. O cara é muito bom...

Menções Honrosas

Jim McCarty (Yardbirds)
Roger Taylor (Queen)
Lars Ulrich (Metallica)
Larry Mullen (U2)
Tom Maginnis (Buffalo Tom)

Nenhum comentário: